Sugestões para fazer a fila do food truck andar

Fazer a fila do food truck andar

Seu food truck está tendo um ótimo dia e uma fila está se formando… mas cuidado! Ninguém gosta de ficar muito tempo esperando. Se a fila for grande mas não parecer se mover rapidamente, muitas pessoas podem desistir de comer no seu food truck e decidir gastar o dinheiro no concorrente.

Veja a seguir algumas sugestões para não ter esse tipo de problema.

Sugestões para fazer a fila do seu food truck andar

1. Mantenha uma pessoa cuidando dos pedidos e do caixa.

Além de ser mais higiênico ter uma pessoa somente manuseando o dinheiro e não participando da preparação dos alimentos, essa pessoa será responsável por manter os pedidos em ordem enquanto quem estiver na cozinha pode se concentrar em cozinhar. 

    | Leia mais: Precisa contratar mais um funcionário? Veja o que você precisa saber.

2. Evite deixar as pessoas se amontoarem na frente do seu food truck desordenadamente. 

Mantenha uma fila reta com uma ordem clara de chegada.

Também é uma boa ideia anunciar quando a próxima pessoa será atendida. Dessa forma, todos na fila tem uma sensação de que sua vez está chegando mais rápido e mantém as pessoas atentas.

3. Faça com que esperar não seja muito entediante

Se puder, coloque uma música para quem está aguardando, ou até vídeos se for possível. Você pode usar essas mídias para promover o seu menu e as suas próximas paradas também.

Além disso, pode ser uma boa chance de aumentar o interesse na sobremesa especial que você preparou para aquele dia.

Outra boa ideia é distribuir cardápios no decorrer da fila ou até colocar cartazes promovendo seus pratos. Assim, quando chegar a vez do cliente pedir ele já terá escolhido o que quer, o que facilita o atendimento.

Fazendo a fila andar

Outra boa distração e oportunidade de promover sua marca é ter cartazes por perto promovendo suas mídias sociais ou o seu aplicativo de celular. Por exemplo, você pode sugerir que os clientes respondam uma enquete em seu site ou se cadastrem em sua mailing list. Hoje todo mundo usa celulares com internet, por isso aproveite. Eles são uma ótima distração para fazer o tempo passar mais rápido.

4. Converse com os seus clientes

Se as coisas estão meio empacadas por causa de algum problema técnico ou simplesmente porque o food truck está atolado de pedidos mesmo, pode ser uma boa ideia pedir que o seu funcionário mais carismático e com mais calma vá até a fila e converse com seus clientes.

    | Leia mais: Como atrair mais clientes para o seu food truck

Ele será responsável por responder perguntas, anotar sugestões e tentar acalmar os ânimos.

Essa pessoa tem que ter boas habilidades diplomáticas e estar preparada para lidar com algumas críticas. Se ela tiver um bom jogo de cintura pode transformar um serviço desastroso para delicioso.

Essas sugestões podem ajudar a fila andar mais depressa. Veja o que melhor se adapta a você e a seu público. E claro, use a imaginação. Bons negócios!