Como preparar o food truck para a baixa temporada

Food trucks na baixa temporada

Como preparar o food truck para sobreviver a baixa no caixa que acompanham as baixas temperaturas nas ruas? Veja a seguir.

Inevitavelmente, alguns negócios sofrem o impacto das mudanças de estação e o food truck é um deles.

No inverno menos pessoas circulam pelas ruas até tarde da noite. Mesmo durante o dia elas preferem fazer suas refeições em lugares que ofereçam alguma proteção contra o clima.

Para o dono de um food truck, isso significa menos movimento e portanto, uma diminuição na entrada no fluxo de caixa. Mas tudo bem, ninguém precisa se desesperar, porque bons empreendedores podem se preparar para essa situação. Basta tomar algumas medidas para minimizar seus efeitos.

Veja aqui algumas ideias para preparar o food truck para a baixa temporada.

Priorize os eventos particulares

Embora haja menos pessoas circulando nas ruas para provar seus pratos, você ainda pode transformar esse problema em uma oportunidade.

Abra mais espaço em sua agenda para festas de aniversário, formaturas e outras comemorações. e divulgue sua disponibilidade seja por email marketing ou através das redes sociais.

Uma opção para preparar o food truck para o baixo movimento seria criar preços promocionais. Ou ainda, emitir cupons de desconto para clientes que indicarem seu serviço para novos potenciais clientes. 

Ao invés de ficar cinco horas estacionado em um ponto que não tem a mesma circulação de pessoas durante o inverno, pense em vender um pacote de duas horas em uma festa que irá gerar o mesmo lucro.

É claro que você precisá estar preparado para uma noite de serviço mais agitada. Considere também as expectativas e exigências de um cliente de buffet em comparação aos clientes que simplesmente compram uma refeição ou outra no seu food truck. Alguns aspectos do atendimento terão de ser adaptados. Por outro lado, eventos privados são uma ótima oportunidade de apresentar o conceito de food trucks para pessoas que não pensaram em experimentar ainda.

Lembre-se de trabalhar o marketing de seu food truck. Com isso, fidelize o máximo de potenciais clientes que puder, afinal é uma grande oportunidade. Eles poderão ser seus clientes de novo tanto em outra festa particular quanto na rua, quando for visitar o seu food truck na sua próxima parada.

Acrescente itens sazonais

Pode ser que seus clientes até queiram comprar aquele prato delicioso que você oferece em seu food truck hoje. Porém, eles precisam de um incentivo a mais para encarar o frio. Esse é um bom momento para testar novas receitas com ingredientes sazonais ao seu cardápio.

    | Leia mais: Como montar o cardápio do food truck

Que tal incluir uma sopa como acompanhamento? Que tal incluir bebidas quentes como chocolate quente?

O inverno no Brasil tem seu auge nos mês de junho e julho, mês típico de festas juninas. Com certeza muitos de seus clientes vão querer provar um vinho quente ou quentão com o toque especial do seu food truck.

Promova esses itens e convide seus clientes. Avise-os que esses produtos estarão disponíveis por tempo limitado. Dessa forma, você estará incentivando-os a experimentar.

Participe de festivais ou food parks

Eventos com food truck

Esse item vai demandar um pouco de planejamento a longo prazo. Isso acontece porque as vagas para festivais e food parks podem ser muito disputadas.

Feiras, festivais e food parks oferecem uma vantagem aos food trucks: a garantia de grande circulação de pessoas. Por outro lado, a concorrência é grande nesses eventos, já que muitos outros food trucks estarão presentes também.

Essa é uma boa hora para usar os pratos sazonais que você criou para impulsionar as vendas para se destacar entre a competição.

Considere fazer algumas ofertas especiais para o festival e divulgar para sua base de clientes também. 

Que tal meia porção a mais de comida por um pequeno acréscimo no preço? Que tal montar alguns combos de prato principal + bebida + sobremesa?

A criatividade e o jogo de cintura são qualidades importantes para um dono de food truck e vão ajudar seu negócio a crescer.

Essas são apenas algumas sugestões, mas você pode criar suas próprias soluções uma vez que você tem informações privilegiadas sobre o funcionamento de sua própria empresa e sobre sua base de clientes.

Uma boa opção pode ser perguntar a eles por meio de enquete: o que eles mais gostam em seu food truck? O que eles gostariam de ver mais? O que eles gostariam de ver melhorado?

Lembre-se de ficar de olho em outros food trucks e estudar as boas ideias que eles tiverem. Aprender com seus acertos e erros é essencial para sobreviver em um mercado tão dinâmico. Assim, você pode preparar o food truck para qualquer tipo de situação.