Onde estacionar o food truck

Onde estacionar o food truck

Saber onde estacionar o food truck é essencial. Afinal, a localização de um negócio é sempre um dos fatores cruciais para o sucesso de uma empresa.

Embora os food trucks tenham a flexibilidade de poder circular por diferentes pontos e até cidades, escolher aonde estacionar ainda é uma decisão importante.

Infelizmente, essa decisão vai ser influenciada por alguns fatores externos à sua vontade: legislação, público, horário de funcionamento e concorrência. Veja abaixo:

Legislação

Primeiro, verifique a legislação de sua cidade. Tudo vai depender dos locais permitidos pela prefeitura para estacionamento de food trucks e se você tem a licença necessária para estacionar ali.

Público

Depois, considere quais desses locais tem um público potencial, que gostaria de saborear os seus pratos. Pense se é o público que você quer atender e qual o poder aquisitivo desses clientes.

onde estacionar o food truck

Horário de funcionamento

Não esqueça de considerar também o horário de funcionamento do seu food truck.

Esse ponto tem mais movimentação durante a noite ou no horário de almoço? Quais os períodos em que você está disponível para estacionar o food truck ali?

Concorrência

E por fim, pesquise a concorrência que você vai encontrar naquele ponto. Pode valer mais a pena estacionar o food truck em um local menos movimentado mas sem concorrência. Ou ainda, parar o seu caminhão em um ponto que seja tão bom que tenha clientes suficientes para mais de um food truck.

O mercado de food trucks é concorrido. Muitas pessoas estão abrindo os seus próprios negócios e os pontos podem ficar mais concorridos.

Além disso, alguns donos de estabelecimentos podem não autorizar que você estacione próximos deles.

Pesquise!

Por isso que pesquisar antes de estacionar o food truck é tão importante. Mas não se desespere. Existem pontos autorizados pela Prefeitura, locais privados que autorizem seu food truck e feiras especiais. Com certeza é possível encontrar bons pontos para trabalhar.

Onde estacionar o food truck

Veja aqui algumas sugestões de por onde começar a procurar:

1. Estacionamentos corporativos

Empresas grandes com muitos funcionários tem público certeiro durante o café da manhã e o horário de almoço. Com certeza muitas pessoas ficarão feliz em te ver quebrando a monotonia dos restaurantes da região.

Entre em contato com o departamento de Recursos Humanos da empresa e peça autorização para estacionar ali.

2. Terrenos vazios

Terrenos vazios de propriedade privada podem ser uma ótima solução se sua cidade ainda não tem uma lei que regulamenta os food trucks.

Entre em contato com o dono do terreno e ofereça uma comissão sobre as suas vendas ou até um aluguel pelas horas que trabalhar.

3. Faculdades

As universidades e faculdades sempre tem um grande número de pessoas circulando que precisam fazer uma refeição rapidamente no intervalo de uma aula e outra.

Existem cantinas e restaurantes dentro de algumas delas, mas mesmo assim você pode negociar com a administração para oferecer mais uma opção nos horários mais movimentados ou pedir uma vaga do lado de fora da faculdade, não interferindo tanto com os restaurantes dentro da faculdade.

4. Festivais e food parks

Talvez você precise disputar por vagas em eventos e food parks, mas eles são com certeza uma ótima alternativa para complementar sua rota. O público que frequenta esses eventos já está interessado em gastronomia de rua e com certeza quer experimentar algo novo. Seu maior desafio aqui será se destacar entre a concorrência.

Os food parks também são uma ótima opção para a baixa temporada. 

O mercado de gastronomia de rua é dinâmico, você precisa estar atento a concorrência e sempre buscar algo novo.

Por isso, é importante também tirar proveito da liberdade que o food truck oferece e não ter medo de procurar novos pontos e lugares empolgantes para estacionar quando as coisas começam a ficar mais devagar.