4 maneiras de tornar o seu food truck sustentável

Food trucks sustentáveis

Tornar o seu food truck sustentável é uma boa pedida para o bolso e para o meio ambiente. Veja como fazer!

Entre o combustível gasto andando pra lá e pra cá pela cidade, o lixo orgânico e reciclável (com copos plásticos ou latinhas, embalagens de papel, papelão e isopor e etc), e o gasto com energia, os food trucks têm um grande potencial poluente.

Nos dias de hoje, uma empresa com uma mentalidade ambientalmente consciente deixou de ser um extra para muitos clientes e se tornou requisito básico. Afinal, ninguém quer prejudicar ainda mais a qualidade de vida de todos ao contribuir para ainda mais para poluição do meio ambiente.

Pensando nisso, nós reunimos aqui algumas ideias para deixar o seu food truck sustentável.

4 maneiras de ter um food truck sustentável

1. Pense no cardápio

Na hora de montar seu cardápio e escolher fornecedores, dê prioridade em ingredientes que são produzidos localmente. Eles estarão sempre frescos e não precisam ser transportados entre estados pois esse trabalho geralmente é feito por caminhões e consome diesel.

maneiras de tornar o seu food truck sustentável

Se você usa carne em suas receitas, vale a pena procurar por fazendas locais. Se possível, até verificar as condições do local, se os animais são criados ao ar livre e não consomem hormônios.

2. Considere o consumo de energia

Não dá para tornar o food truck sustentável sem pensar no consumo de energia. Compre os eletrodomésticos como geladeira, chapa, fogão, fritadeira para seu food truck com uso mais eficiente de energia. Além de contribuir para o meio ambiente, são mais econômicos para o seu bolso.

Além disso, considere meios alternativos de coletar energia para alguns equipamentos do seu food truck.

Antigamente, ter um sistema de energia solar costumava ser muito caro. Hoje em dia esses custos estão mais acessíveis e se o investimento inicial parecer pesado, lembre-se que a economia que irá possibilitar pode pagar o valor investido no longo prazo.

Alguns food trucks usam a captação de energia solar, como é o caso do food truck de comida japonesa Navan Temakeria. Ademais, a energia eólica também pode ser uma opção.

3. Recicle

Sem dúvida, os food trucks geram uma montanha de lixo com embalagens.

Para ter em um food truck sustentável procure separar o lixo orgânico do lixo reciclável. Igualmente, incentive os seus clientes a fazerem o mesmo sinalizando os recipientes de lixo disponível para eles usarem.

4. Reduza, reuse

Reutilizar os alimentos

Quando estiver cozinhando, planeje a preparação de maneira a evitar ao máximo o desperdício de alimentos.

Inclusive, alguns food trucks reaproveitam alimentos que seriam despediçados, veja alguns exemplos nesse artigo.

Pense em suas receitas para que não se desperdice muita coisa. Por exemplo, se uma sobremesa usa apenas as gemas dos ovos, porque não aproveitar a clara em outra receita para servir como acompanhamento de outro prato? Acrescente os talos da salsinha usada na decoração de um prato ao vinagrete de outro prato e etc…

Com um pouco de esforço e planejamento é possível tornar seu food truck sustentável e gerar uma grande economia na gestão da sua empresa.

O meio ambiente, o seu bolso e os seus clientes agradecem!