Food trucks reaproveitam alimentos que seriam desperdiçados

Food truck sustentável

Food trucks reaproveitam alimentos que seriam desperdiçados. Veja como eles fazem isso tornando o negócio mais sustentável.

O desperdício de alimentos é uma preocupação mundial, afinal muitos países jogam fora toneladas de alimentos que poderiam servir muita gente.

Existe muito desperdício principalmente por restaurantes, supermercados, feirantes e outros pontos da cadeia da indústria de alimentos.

Além disso, a produção desses alimentos que acabam não sendo consumidos também custa muito caro para o meio ambiente. Isso porque o plantio de alimentos requere água e terra para produzir, e o processo da colheita emite grandes quantidades de gás carbônico.

Food trucks reaproveitam alimentos

Para combater o desperdício, dois food trucks tiveram a ideia de usar esses alimentos rejeitados e transformar em comida de qualidade para fazer parte do seu cardápio.

Xepa Truck

Food truck vegano

O primeiro deles é o Xepa Truck, organizado pelo Núcleo de Food Trucks da CDL de Florianópolis.

Eles recolhem alimentos que seriam descartados por redes de supermercados por motivos estéticos. Com eles, montam um cardápio variado que inclui: sucos, lanches, tapiocas e muito mais. Os preços variam entre R$ 3,00 e R$ 20,00.

O Xepa Truck esteve em Florianópolis durante a Semana Lixo Zero. Se trata de uma mobilização para a conscientização da sociedade para a importância do encaminhamento correto de resíduos.

Como os produtos usados para fazer os pratos foram doados por redes de supermercados como o Hippo, Angeloni e Ceasa. Parte da arrecadação do Xepa Truck será direcionada para um fundo que visa beneficiar comunidades carentes.

Feed Truck

Já o Feed Truck juntou o útil ao agradável e decidiu usar os alimentos que seriam desperdiçados para alimentar pessoas em situação de rua.

Eles já distribuíram mais de duas mil refeições parar pessoas no Rio de Janeiro e reaproveitaram uma tonelada de comida, com receitas criadas por chefs conceituados no país.

Veja o vídeo:

Reaproveitar alimentos não é somente uma forma de de contribuir para o meio ambiente. Ao mesmo tempo, é muito econômico para o bolso, portanto não deixe de pensar nessa possibilidade.