Como atrair mais clientes para o seu food truck?

Nesse novo ano saiba como atingir sua meta mais importante. Veja como seu food truck pode conquistar mais clientes e dar mais lucro nesse próximo ano.

Com a chegada do Ano Novo todo mundo começa a estabelecer metas e resoluções para os próximos doze meses. Você pode fazer o mesmo, tanto para o pessoal quanto para o profissional, ou seja, seu food truck.

Decerto, você tem muitos planos para seu food truck no ano que está por vir, como comprar novos equipamentos, visitar novos pontos e fazer novas parcerias.

Você já considerou que um meio de atingir esses outros objetivos podem estar relacionados com uma meta muito importante?

Conquistar mais clientes deve ser sua principal meta

Novos clientes são garantia de dinheiro no caixa. Sem dúvidas, a divulgação boca a boca do seu negócio (contanto que todos clientes sejam bem atendidos) é um item essencial para levar seu negócio ao topo.

Você pode estar pensando que é muito fácil e até óbvio falar que conquistar mais clientes é uma meta importante. Porém, decidir quais os passos para atingir esse objetivo pode ser bastante intimidador e confuso. Por isso vamos explicar três estratégias que podem te ajudar a conquistar mais clientes para seu food truck. Veja a seguir:

1. Melhore seu marketing

Existem muitas ferramentas de marketing disponíveis para empreendedores. Hoje em dia o marketing digital é uma bastante acessível com uma grande variedade de avenidas para você explorar.

Alguns passos básicos que talvez seu food truck ainda não tenha são um website e algumas das redes sociais básicas como Facebook, Twitter e Instagram. Talvez você ainda não tenha se dedicado a esse aspecto do seu negócio ainda ou porque a tecnologia te intimida, ou por não saber por onde começar. Mas acredite, essas são ferramentas essenciais para o crescimento do seu negócio. Por isso, não tenha medo de pedir ajuda para alguém que você confie, pode ser um amigo, um familiar ou até um funcionário.

Pode ser um bom investimento na sua empresa também separar um pouco do seu tempo para aprender a usar essas ferramentas. Na internet existem bons textos, tutoriais e até video-aulas. Com um pouco de dedicação e paciência você encontra bom conteúdo. Além disso, tanto o Google quanto o Facebook têm diversas possibilidades de anúncios pagos com preços bastante acessíveis, no qual você pode estabelecer o limite de quanto quer gastar.

Se mesmo assim você se sentir perdido, considere contratar um serviço especializado. Existem agências que se dedicam exclusivamente ao marketing digital de empresas, inclusive algumas têm departamentos voltados apenas para essa modalidade. Com um investimento realista e que cabe no seu bolso, o marketing pode ter um impacto enorme no seu negócio.

2. Contrate funcionários apaixonados

Ninguém está sugerindo que você demita seus funcionários. Mas se o ano novo está pedindo uma forcinha na equipe, ou se vai ser o ano em que você irá contratar seu primeiro colaborador(a), considere contratar alguém quem realmente seja apaixonado por food trucks. Ou então pelo ramo da alimentação, da comida de rua, ou até pelo relacionamento com clientes. Isso significa que essa pessoa estará trabalhando com satisfação e isso vai transparecer durante o serviço do seu food truck.

O atendimento ao cliente é um dos aspectos mais importantes da sua empresa e pode ter um impacto direto no crescimento e manutenção da sua clientela

Contratando funcionários para o seu food truck

3. Faça algo novo em seu menu

Atraia mais clientes para o food truck adicionando algo novo no menu

O menu é a parte essencial do seu food truck. Se bem elaborado, com certeza demandou bastante trabalho para que os custos e os preços tivessem sido bem calculados, os pratos testados e ajustados e a identidade de seu food truck bem alinhada.

Não queremos de jeito nenhum que você refaça tudo desde o começo, a menos que você sinta que não foi bem feito da primeira vez e que isso está impactando negativamente em seu negócio.

O que estamos sugerindo é que você considere mudar algo, criar algo novo em seu menu. Dessa forma você pode começar o ano exercitando a criatividade e injetando sangue novo em seu negócio. Isso pode renovar as energias e a empolgação com seu food truck.

Algumas sugestões

  • Incluir ingredientes sazonais em alguns pratos que seu food truck já tenha
  • Incluir pratos especiais do dia
  • Criar um prato completamente novo
  • Criar uma nova categoria de pratos relacionados com a proposta de seu food truck. Por exemplo, você poderia acrescentar beirutes no menu do seu food truck de lanches naturais.

Mas por que fazer isso? Para que você possa então divulgar essa novidade entre sua base de clientes em suas redes sociais (que você construiu lá no primeiro tópico) e trazer essas pessoas de volta para seu food truck, de preferência acompanhadas de amigos que são seus novos clientes em potencial.

Se você vai reestruturar seu menu, tem aqui um post para te ajudar

Como escolher o menu do seu food truck

Enfim, esperamos que as dicas acima possam ajudar a trazer mais clientes para o seu negócio.