Dono de food truck: um estilo de vida

dono de food truck

Ser dono de food truck é um estilo de vida. É preciso saber enfrentar muitos obstáculos, por isso saiba se esse é o modelo de negócios certo para você.

Os food trucks estão na boca do povo e muitos empreendedores de primeira viagem estão pensando que esse pode ser um bom formato de negócio para sua primeira empresa.

Antes de investir tempo, energia e mais importante dinheiro nessa ideia, veja a seguir se o estilo de vida de um dono de food truck é mesmo para você.

O que você deve considerar antes de ser dono de um food truck

1. Carga horária

Você irá trabalhar muitas horas antes do horário de funcionamento do seu food truck para que esteja pronto para o serviço.

É necessário preparar todos os ingredientes antes para ter certeza de que não esteja faltando nada na hora do atendimento. Isso é essencial porque agiliza muito a montagem dos pratos e faz com que os seus clientes sejam servidos rapidamente, evitando assim que forme muita fila.

2. Tamanho do negócio

Um outro aspecto a se levar em consideração é que food trucks são empresas enxutas com poucos funcionários e com uma margem de lucro apertada.

3. Flexibilidade

Um dono de food truck terá de ser uma pessoa dinâmica e versátil. Afinal, ela deve ser capaz de exercer diversas funções dentro de uma empresa:

  • Atender aos clientes e ter certeza de que estão satisfeitos
  • Cozinhar
  • Fazer o controle do fluxo de caixa e da contabilidade diária da empresa
  • Se manter atento à manutenção dos equipamentos do food truck
  • Cuidar do marketing da empresa e das mídias sociais
  • Negociar com os fornecedores
  • Controlar o estoque
  • Além disso, há inúmeras outras funções surpresas características de um negócio tão dinâmico quanto o food truck.

4. Pontos fortes e fracos

Antes de decidir abrir seu próprio food truck, considere quais são seus pontos fortes e seus pontos fracos. Seja realista sobre quais você pode melhorar e quais você irá precisar de ajuda.

Você é muito bom com pessoas e é organizado financeiramente, mas nunca trabalhou em uma cozinha? Talvez seja uma boa ideia arrumar um emprego em um restaurante. Desta forma você pode conhecer melhor as peculiaridades do ramo. Ou então, seria uma boa ideia achar um sócio que tenha essa vivência.

Ou ainda, você é muito bom na cozinha, mas a administração de uma empresa é algo que nunca experienciou? Certamente é melhor aprender antes de começar sua empresa do que arriscar perder todo seu investimento por falta de experiência.

Dono de food truck

Um estilo de vida

Tenha em mente que o ramo da culinária é extremamente competitivo.

O mercado da comida de rua é ainda mais arriscado uma vez que demanda uma operação enxuta e envolve grandes riscos como não ter um ponto fixo o que ajuda a fidelização de clientes.

Enfim, um empreendedor dono de food truck tem que saber que parte de seu estilo de vida inclui:

  • Trabalhar muito nos mais diversos horários
  • Ter coragem para enfrentar riscos e desafios diariamente
  • Além de muita força de vontade e paciência quando o crescimento não vem com a rapidez que desejamos.

Lembre-se de que tudo isso é verdade e ao quadrado. Se isso é o que você procura, agora é hora de mostrar suas habilidades ao criar seu plano de negócios.

Se você acha que os food trucks podem ser o negócio certo para você, então veja >>> Como Montar um Food Truck

Boa Sorte!