Próximo passo: contratar um funcionário para o food truck

Contratar funcionários para o food truck

Você precisa de ajuda no seu food truck, mas nunca contratou alguém e não sabe nem por onde começar. Contratar um funcionário para o food truck pode ser um passo desafiador. Veja aqui por onde começar e achar a pessoa certa para contribuir no seu negócio. 

Trazer alguém para trabalhar com você pode ser uma passo assustador. Afinal, é importante ter uma boa química com a pessoa para evitar conflitos. Além disso, essa pessoa também irá representar sua empresa frente alguns consumidores. E por fim, existe o custo financeiro de ter um funcionário. 

Leia mais: O food truck é mesmo para você? Veja se esse perfil se encaixa no seu estilo de vida. 

Frequentemente a folha de pagamento é um dos itens mais onerosos do custo de uma empresa. É preciso ter certeza de que sua empresa vai conseguir arcar com o valor, não apenas do salário, mas também dos benefícios e outros custos de impostos envolvidos com a contratação de uma nova pessoa.

O que considerar antes de contratar um funcionário

Esse é um ponto importante, antes de contratar um funcionário se pergunte:

  • Você tem absoluta certeza que contratar um funcionário para o food truck é a melhor solução para seu problema?
  • Esse problema poderia ser resolvido terceirizando alguma outra função (como contabilidade ou marketing) para que você tenha mais tempo para dedicar o aspecto da empresa que mais precisa de sua atenção?
  • Se você tem certeza que sim, precisa de um funcionário, talvez seja importante pensar por quanto tempo. Você precisa de um funcionário o ano todo ou somente para a alta temporada? É temporada de festas que está tornando sua operação demais para sua equipe atual?
  • Talvez você precise de alguém que trabalhe como freelance para te ajudar quando estiver em eventos particulares. Considere contratar um ajudante temporário para não sobrecarregar a sua folha de pagamento.

Se depois de pesar todos esses fatores e mesmo assim decidir que precisa de alguém em sua equipe, é preciso ter algumas coisas definidas antes de começar a procurar pela pessoa que vai te auxiliar no negócio.

Contratando um funcionário para o seu food truck

Contratar funcionários para o seu food truck

Carga horária

Você deve pensar quais dias e por quantas horas você precisa da ajuda do seu funcionário. Não esqueça de considerar que o dia de trabalho de um food truck começa antes do atendimento, com a preparação, e termina só depois que tudo estiver limpo.

Por quantas dessas horas seu funcionário vai trabalhar? Calcule se esse tempo não excede as 40 horas de trabalho semanais que configuram o horário comercial.

Além disso, prepare-se para pagar as horas extras se quiser que o seu funcionário trabalhe por mais tempo que isso.

Treinamento

É bom ter em mente exatamente quais as funções que seu funcionário irá exercer, pois você precisará treiná-lo para essas funções.

É importante manter a qualidade de atendimento, dos pratos e de higiene no seu food truck. Portanto, ensine para o seu novo colaborador como manter essa qualidade.

    | Leia mais: Segurança e higiene no seu food truck

Se esse funcionário for manusear alimentos, é necessário que ele tenha ou faça um curso de manipulação segura de alimentos.

Ao mesmo tempo que é natural exigir a qualidade que seus clientes esperam de seus colaboradores, é necessário ter paciência e espaço para eventuais ajustes e melhoras.

    Leia mais: Superando os desafios de ter um food truck

Lembre-se de que as pessoas com quem você trabalha são seres humanos e que cometem erros. A comunicação é o segredo para uma equipe feliz e que por isso consegue obter excelentes resultados quando abrem as portas de seus food trucks.