Como escolher o nome do food truck

nomes para o food truck

Escolher o nome do food truck não é uma tarefa tão fácil. Veja a seguir algumas dicas para escolher um nome que vai ficar na memória do consumidor.

Para alguns, escolher o nome de sua empresa é a parte mais divertida. Eles podem exercitar sua criatividade e colocar um pouco de sua personalidade em um projeto que demandou horas e horas de dedicação.

O nome do food truck pode ter uma grande influência na percepção da sua empresa para o público. Além disso, o nome do food truck deve refletir o conceito do seu negócio, ser fácil de memorizar e principalmente não pode ser igual a outros food trucks ou empresas do mesmo ramo que o seu.

Geralmente, o nome do food truck é a primeira impressão que um potencial cliente terá de sua empresa. Portanto, é crucial que o nome informe sobre o tipo de pratos que você serve, soe atrativo e seja memorável.

   |Leia mais: Como montar o cardápio do seu food truck

Com tantas coisas para considerar ao escolher o nome, essa tarefa pode se tornar um pouco assustadora. Por isso, para ajudar nesse processo nós temos algum passos:

Escolhendo o nome do food truck

1. Primeiro passo: Brainstorming

Separe um momento calmo e sente com papel e caneta e faça uma lista de várias ideias.

Pense em palavras que expressam o que você gostaria que as pessoas sentissem a respeito do seu food truck. Poderiam ser palavras que descrevem bem seu conceito, palavras relacionadas com as primeiras que você escreveu. Se preciso pegue um dicionário para te ajudar.

Nesse momento o importante é ter várias opções, mesmo que algumas soem absurdas ou ridículas. Misture alguns conceitos, mude a ordem das palavras.

Nessa fase tem algumas coisas que você deve evitar se possível. Por exemplo, soletrar palavras de maneira muito criativa, fazer trocadilhos muito complexos ou com significado adulto.

Cuidado ao escolher nomes muito da moda, afinal modas passam (como por exemplo a febre de empresas que terminam em “ria” Cupckakeria, Macaronaria, Esmalteria, etc).

2. Teste seu conceito

Você escreveu uma bela lista, agora é hora de selecionar os que tem mais potencial e testá-los.

Leia esses nomes em voz alta para ter certeza que não soa estranho. Imagine como esse nome seria aplicado em seu menu, na pintura do seu food truck, que tipo de logo poderia inspirar, como seriam as suas diversas aplicações.

nomes para o seu food truck

Deixe um tempo passar e cheque essa lista de novo. Veja se alguma ideia soa boba agora você está olhando com novos olhos.

Peça ajuda de amigos e familiares, apresente algumas ideias para eles e pergunte sua opinião. Se soa atraente, se seria algum lugar que eles experimentariam, que tipo de sensações esse nome evoca, o que eles imaginam que seria servido, como eles imaginam o food truck e até como os funcionários estariam vestidos.

3. Pesquise o nome

Esse estágio é importante que você tenha certeza que já não existe um outro food truck, ou restaurante ou empresa de outro ramo com o mesmo nome que o seu.

Comece com umas simples pesquisa no Google mesmo, procure pelo Facebook se já existe uma fanpage com esse nome.

Se você pretende registar o nome em órgãos públicos, faça uma pesquisa junto a eles também. Afinal, seria um grande prejuízo escolher um nome, mandar preparar material de divulgação, personalizar seu food truck e só depois perceber que esse nome não está disponível.

Encontrou um nome original e que combina com o seu negócio? Pronto! Mão na massa e já pode começar a pensar na identidade visual do seu food truck, o design do truck, do cardápio, como vai se apresentar nas redes sociais, etc.

Esperamos que com esses passos em mente, a tarefa de escolher um nome para seu food truck fique mais fácil ao seguir uma progressão lógica.

Não se engane ao pensar que essa é uma decisão mínima sem grande impacto no sucesso da sua empresa.

É claro que é improvável que seu food truck não cresça por causa do nome. Mas não subestime o quão útil o nome do food truck pode ter ao criar uma boa primeira impressão em seus potenciais consumidores.